MATANDO A SUA SAUDADE - GRUPO DE AMIGOS

MATANDO A SUA SAUDADE - GRUPO DE AMIGOS
MATANDO A SUA SAUDADCE - GRUPO DE AMIGOS

RÁDIO PALESTINA FM 104,9

rádio palestina fm

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Ex-pugilista Éder Jofre é internado com quadro de Alzheimer Uma hipótese levantada pela família é que a depressão tenha complicado a situação Terra 12 Jul de 2013 - 10:58

Foto: Gazeta Press


O ex-pugilista Éder Jofre, 77 anos, foi internado na Santa Casa de Misericórdia nesta quinta-feira, na unidade da Vila Mariana, que trata de casos psiquiátricos. Inicialmente ele foi levado ao Hospital do Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo, com quadro de piora dos sintomas do Mal de Alzheimer, doença degenerativa sem cura.
Éder Jofre foi submetido a exames e permanece em observação - os resultados e o diagnóstico do ocorrido devem ser divulgados nesta sexta-feira. De acordo com Antônio Oliveira, que é casado com Andrea, filha do ex-boxeador, o quadro não é "alarmante": a internação foi uma medida preventiva de acordo com a piora da situação, com confusão mental e agressividade.
Uma hipótese levantada pela família é que a depressão tenha complicado a situação de Eder Jofre. Na quarta-feira, a morte de Maria Aparecida Jofre, a Cidinha, mulher de Éder, completou dois meses. Ela morreu aos 74 anos, 52 deles casada com o ex-boxeador, que ficou extremamente abalado. Por conta disso, começou tratamento com uso de medicamentos.
"Queremos crer que seja devido a esses medicamentos que ele teve essa mudança", afirmou, por telefone, Antônio Oliveira. Isso porque Éder Jofre já manifestava sintomas do Mal de Alzheimer, principalmente com problemas de memória: se lembrava de fatos antigos, mas tinha dificuldade de recordar os mais recentes. Nos últimos dias, se tornou também mais agressivo.
"Acho que, pela falta de de compreensão dele com as coisas, ele ficava mais nervoso e aí perdia um pouco o rumo das coisas. Mas não foi nada alarmante. Preferimos levar ele ao hospital antes de justamente chegar a um quadro alarmente", explicou Oliveira, que é casado com uma das filhas de Éder Jofre com Cidinha, Andrea. Além dela, o casal também teve um filho, Marcel.
A última aparição pública de Éder Jofre aconteceu no domingo, quando compareceu ao torneio Luvas de Ouro no Ginásio Rebouças, em Santos. O ex-pugilista foi um dos homenageados. Segundo Newton Campos, presidente da Federação Paulista de Boxe, familiares de Jofre chegaram a procurá-lo em busca do contato de Irany Pinheiro, mulher do também ex-pugilista Adilson "Maguila Rodrigues.
Aos 54 anos, Maguila sofre dos mesmos problemas de Éder Jofre, e em janeiro chegou a ser internado pela mulher em uma clínica psiquiátrica por conta da agressividade provocada pela insônia. Ficou 21 dias em tratamento. Nesta sexta-feira, a família de Jofre conhecerá a profundidade do problema enfrentado pelo ex-campeão mundial, com a divulgação do resultado dos exames.
Eder Jofre é considerado o maior nome do boxe brasileiro na história. Apelidado de "Galinho de Ouro", vem de uma família de boxeadores e alcançou destaque máximo ao se sagrar campeão mundial dos pesos galo em 1960. Antes, havia representado o Brasil nos Jogos Olímpicos de Melbourne, na Austrália, em 1956. Em 1973, foi campeão mundial pela segunda vez, desta vez pelos peso pena, façanha que este ano completou 40 anos. Cumpriu três mandatos de vereador de São Paulo, sendo eleito a partir de 1988.