MATANDO A SUA SAUDADE - GRUPO DE AMIGOS

MATANDO A SUA SAUDADE - GRUPO DE AMIGOS
MATANDO A SUA SAUDADCE - GRUPO DE AMIGOS

RÁDIO PALESTINA FM 104,9

rádio palestina fm

sábado, 24 de maio de 2014

Educação 21h00, 23 de Maio de 2014 Como se concentrar nos estudos

Wikimedia Commons

A maior parte dos estudantes se queixa de dificuldades para se concentrar na hora de estudar. O fato é que muitas vezes são coisas simples que atrapalham o momento de estudos, e que podem ser corrigidas facilmente. Confira as dicas abaixo:
Crie um ritual antes de estudar
Faça um ritual rotineiro para te colocar no ritmo do estudo. Tome um banho, escute uma música, faça um exercício... Enfim, são muitas as opções, mas escolha uma atividade que te relaxe e esvazie sua mente para que você comece a estudar com a cabeça tranquila e vazia.
Respeite seu relógio biológico
Preste atenção ao seu corpo. Se você funciona melhor à noite, não tente acordar cedo para estudar, pois o seu rendimento será baixo. Isso também serve para a situação contrária, se você sente sono cedo, durma cedo e não tente ficar acordado à base de energéticos e cafeína, pois a sua mente não funcionará suficientemente bem para gravar as informações.
Só ouça músicas de idiomas que você não fala
Quando você ouve uma coisa, não consegue ler nem escrever outra. Por isso, só ouça músicas que você não entende a letra, assim o som se fundirá ao ambiente e não te transmitirá informações diferentes daquelas que você está tentando gravar. Se você entende a letra da música, ela funciona como um agende desconcentrador, e se você entende, como um concentrador.
Saia da internet
A internet é uma fonte inesgotável de distrações. Desligue a conexão do seu computador e do seu celular, mantenha o celular longe, para mexer nele apenas caso alguém ligue. Tente controlar aquela vontade de entrar no facebook enquanto estuda por slides no computador: você pode esperar até terminar, acredite.
Estude sozinho
A melhor maneira de manter o foco e conseguir estudar rapidamente é estando só. Isso porque em grupo sempre surgem conversas paralelas, além do mais, cada um tem um ritmo diferente. É válido sim ter grupos de estudos, mas reserve para uma vez na semana apenas, e nos outros dias faça sua parte sem ajuda de ninguém.
Na sala de aula, sente longe dos seus amigos
Talvez esta seja a decisão mais difícil de todas, mas tente. Deixar de prestar atenção na aula prejudica muito a aprendizagem, melhor adiar as conversas para o intervalo. Quando você escuta tudo o que o professor diz e toma nota, fica mais fácil para estudar depois. Além disso, você ganha tempo e aprende tudo mais rápido.
Pratique meditação
A meditação é uma prática que traz benefícios para todas as áreas da sua vida, pois equilibra o seu psicológico, facilitando o aprendizado, a organização e evitando o cansaço.
Pratique exercícios físicos
Principalmente para aqueles que estão sob a pressão dos vestibulares e do ENEM, é bom ter uma válvula de escape. O exercício libera o estresse, gasta energia e relaxa, deixando o seu corpo e a sua mente calmos para a hora de estudar.
Durma bem
O sono é muito importante. Por mais que a internet segure, a TV tenha programas bacanas tarde da noite, o sono é mais importante e benéfico que tudo isso. Tente dormir de 7 a 8 horas por noite, pois o sono regular auxilia no aprendizado, na concentração e na disposição para encarar todas as atividades do dia.
Não tente estudar cansado
Se você teve um dia muito pesado, com muitas atividades, se desgastou muito, descanse. A mente cansada não rende para os estudos, é mais válido descansar e se reorganizar nos dias seguintes para dar conta da matéria.
Tenha petiscos e água por perto
Quando a gente começa a estudar dá fome, dá sede, tudo para procrastinar. Por isso deixe algo para beliscar perto de você, vale frutas, frutas secas, castanhas, amendoins, qualquer coisa pequena que vá enganar essa suposta fome enquanto você estuda. Deixe também a água por perto.
Faça intervalos programados
É completamente improdutivo tentar estudar por 3 horas seguidas, por exemplo. Aqui no Infoescola você encontra um passo-a-passo para criar o seu cronograma de estudos já com intervalos programados, clique e confira.
Organize-se
Organize sua mesa e espaço de estudos e siga o cronograma por matéria e assunto. Dessa forma, você evita de se distrair com coisas que não têm a ver com o seu objetivo. Tire revistas, livros de outros assuntos, aparelhos eletrônicos, telefone e computador (caso você não esteja estudando por ele) de perto e deixe o espaço limpo e vazio.
Faça uma coisa de cada vez
O que mais atrapalha os estudantes é olhar para as matérias como um todo e ver todo aquele volume de coisas para estudar. Mantenha a calma e faça uma coisa de cada vez: separe as matérias, os assuntos, os dias e siga essa organização. Não fique pensando no que vem depois ou em tudo o que ainda tem que estudar. Foque no momento e faça um pouquinho cada dia, assim fica muito mais fácil.

Fonte: Infoescola