MATANDO A SUA SAUDADE - GRUPO DE AMIGOS

MATANDO A SUA SAUDADE - GRUPO DE AMIGOS
MATANDO A SUA SAUDADCE - GRUPO DE AMIGOS

RÁDIO PALESTINA FM 104,9

rádio palestina fm

sábado, 24 de maio de 2014

Educação 22h00, 23 de Maio de 2014 Universitárias criam tijolos feitos com cinzas do bagaço da cana-de-açúcar

Assessoria
Universitárias criam tijolos feitos com cinzas do bagaço da cana-de-açúcar

Mais duas edições do programa Pontapé foram realizadas, na última quinta-feira (22), durante a Semana de Pesquisa e extensão (Semex), promovida pela Faculdade Integrada Tiradentes (Fits). O evento conta com apoio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e visa despertar e fomentar a cultura empreendedora e ideias inovadoras de negócios em universitários
Durante o evento, cerca de 170 universitários tiveram a oportunidade de conhecer quatro casos de sucesso de jovens empreendedores alagoanos. Desta vez, o destaque da programação ficou por conta das alunas Samantha Ferreira e Taísa Tenório, ambas formadas em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios.
Na ocasião, as estudantes apresentaram os resultados obtidos com a criação de um projeto inovador: a incorporação de cinzas do bagaço da cana-de-açúcar para a fabricação de tijolos de solo-cimento. A ideia consiste em diminuir ao máximo o percentual de cimento e aumentar a quantidade de cinzas do bagaço da matéria-prima para que o preço do produto se torne mais atrativo no mercado. “Nosso maior objetivo hoje é levar o projeto para comunidades carentes. Planejamos capacitar esses moradores para que eles possam fabricar seus próprios tijolos e construir suas casas”, explicou Samantha.
O projeto foi reconhecido e premiado no Programa do Caldeirão do Huck, da Rede Globo, no quadro “Jovens Inventores”, em 2013. “Após esse reconhecimento em rede nacional, fomos procuradas por representantes da Prefeitura de Paulo Jacinto e da Caixa Econômica Federal para estudarmos a possibilidade de uso desses tijolos na construção de casas do programa Minha Casa, Minha Vida”, declarou.
A programação contou ainda com a apresentação de Edval Santana, sócio-proprietário da ECOurier – Correio Ecológico, primeira empresa alagoana a fornecer serviços de coletas e entregas utilizando somente bicicletas como ferramenta. Além dele, o sócio-fundador da Academia Curves, Thiago Alves, também apresentou sua metodologia de sucesso: uma academia voltada exclusivamente para o público feminino, cujos resultados alavancaram a receita da empresa.
Já o sócio-proprietário da Zuq –Transportes Inteligentes, Willy Tiengo, apresentou o sistema de modernização de controle do transporte público de Alagoas, por meio de um aplicativo para celulares que possibilita o rastreamento dos transportes públicos da capital. A empresa foi a segunda colocada no I Prêmio Alagoano Empreendedor Inovador, realizado pela Seplande, em fevereiro deste ano.
O Pontapé já foi apresentado a milhares de estudantes desde sua primeira edição, em setembro de 2013, e estimulou vários jovens a darem impulso às suas ideias. “Nossa missão com o Pontapé é mostrar a esses jovens que é possível empreender em qualquer área de estudo”, declara a gerente de Fomento às Micro e Pequenas Empresas da Seplande, Irys Cavalcante.


Fonte: Assessoria